De acordo com o órgão há risco de temporais localizados, com queda de raios e granizo.
Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para tempestades localizadas no Oeste, Serra e Litoral Sul. De acordo com o órgão, as temperaturas mais elevadas, junto da instabilidade devem favorecer a ocorrência de temporais isolados. A previsão é de pancadas de chuva pontualmente fortes, acompanhadas de raios, ventos e queda de granizo.
O meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, explica que não há motivo para pânico, pois as condições indicam chuvas localizadas, ou seja, podem ocorrer apenas em alguns pontos.
— Pelo que observamos pancadas mais intensas com chuva e granizo tem mais chance de acontecer no Oeste, já que o sistema responsável por isso está nesta localidade. Ele perde força ao avançar em direção ao litoral. Nas demais regiões, o mais provável é a ocorrência apenas de trovoadas — afirma Puchalski
Cuidados em caso de tempestade
A Defesa Civil recomenda que em caso de tempestade a população proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados pelo vento. Se não encontrar um abrigo, indica-se agachar-se com os pés juntos e com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas.
Fonte: NSC | Por Camila Levien | Foto: Ricardo Wolffenbüttel
Sugestão de pauta