Desenvolvimento de lideranças, relacionamento com empreendedores, agricultura, turismo e comunicação serão abordados nos próximos dois anos. Evento de apresentação aconteceu na quinta-feira, 13 de junho.
O impacto do Ciclo I do Programa Cidade Empreendedora motivou Indaial a aderir ao Ciclo II. Em 2017, quando iniciou na parceria com o Sebrae/SC, o município foi o líder nos atendimentos da Sala do Empreendedor no Estado. Atualmente são cerca de 450 ao mês. De lá pra cá, o tempo para abertura de uma empresa caiu de 15 dias para cinco. O desejo por colher mais resultados como esse foi apresentado no evento que lançou o novo momento, que aconteceu no Auditório da Uniasselvi, na última quinta-feira, dia 13.
O prefeito André Moser reforçou o papel do poder público de apoiar o empreendedor e desburocratizar os processos para que eles conquistem seus espaços. “A assessoria técnica do Sebrae/SC tem sido de grande valia para o desenvolvimento econômico de Indaial. Observamos o crescimento de empreendedores na cidade aliado à implantação de soluções que facilitam a abertura e o funcionamento de novos negócios. No Ciclo II, as soluções vão estimular ainda mais essas ações”, comenta.
O gerente regional do Sebrae/SC Vale, Donizete Böger, destacou a importância do investimento na evolução do empreendedorismo. “Desenvolvimento econômico é sinônimo de investimentos, infraestrutura e ampliação na qualidade de vida das pessoas. Indaial dá mais um passo neste sentido e certamente vai colher novos frutos”, destaca.
As soluções do Ciclo II
Além da continuidade e evolução de programas trazidos no Ciclo I, oito novas soluções serão aplicadas nos próximos dois anos.
Na área de gestão, Indaial terá duas iniciativas. Na Academia de Líderes, secretários e gestores públicos passarão por dinâmicas com Lego, que é uma metodologia que está entre as mais contemporâneas do mundo na criação de soluções colaborativas. Em outra ação para governança, o projeto Let’s Gov Classic trará o desenvolvimento da inovação no município, a partir da criação de políticas públicas dedicadas a isso.
Uma série de workshops desenvolvidos a partir da Impact Hub fazem parte de outro eixo. A Aceleradora de MEIs vai contar com mentorias, prototipagem e estratégias para evoluir negócios locais.
Ainda para os empreendedores, Indaial terá uma Política de Crédito para o desenvolvimento local. Nessa solução, o setor público é convidado a entender como deve investir para fomentar negócios de forma legal.
O projeto Elo é dedicado à profissionalização da agricultura e à aproximação dos produtores locais com o governo. No setor público, esse estímulo pode acontecer, por exemplo, através da compra de matéria-prima para a merenda escolar.
O Cidade Empreendedora vai atuar ainda na definição de um Plano Municipal de Turismo e em duas soluções voltadas para a comunicação: Posicionamento Estratégico em Mídias e Oficina de Textos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae | Foto: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta