Nos últimos dias, alguns clientes de diferentes regiões do estado vêm relatando o recebimento de telefonemas e de e-mails, falsos, para cobrança de fatura de energia elétrica.
Nas ligações a pessoa alega ser da “4ª Vara Federal” e informa o cliente da Celesc que “há uma notificação por o padrão de energia elétrica não ter sido substituído por um padrão digital”, além de relatar cobrança de débitos e multa junto à Celesc. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso.
Já por e-mail são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras, porém a partir de um domínio que não é da Empresa, cujo beneficiário também não é a Celesc e a instituição financeira para cobrança não é o Banco do Brasil.
A fim de evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc reforça que não cobra pendências jurídicas ou comerciais por telefone, nem solicita depósito em conta. Também alerta aos clientes que optaram por receber suas faturas por e-mail para que estejam atentos a alguns detalhes da mensagem que chega em seu endereço eletrônico, como:
- – O e-mail que enviou a nota deve ser o oficial da Celesc (celesc-fatura@celesc.com.br);
- – O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;
- – O beneficiário do pagamento deve ser Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato por meio dos canais oficiais de atendimento:
Agência Web: http://bit.ly/AgenciaWeb
Chat Online: http://bit.ly/AtendimentoOnlineCelesc
Comercial: 0800 48 0120
Emergência: 0800 48 0196
Fonte: Agência Comunicaz a serviço da Celesc | Por Heda Wenzel | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta