Eleitora denuncia possível falha em urna eletrônica em Blumenau e Justiça Eleitoral vai investigar
O juiz eleitoral destacou as etapas de segurança do sistema eleitoral.
A Justiça Eleitoral vai verificar um relato feito por um segundo eleito de Blumenau durante o turno das Eleições 2026. A mulher afirmou que a imagem do candidato não teria sido exibida na urna eletrônica durante a votação. O caso é de responsabilidade da 88ª Zona Eleitoral, que busca esclarecer o que aconteceu.
Segundo divulgado pelo AJ Notícias, o juiz eleito responsável pela zona informou que a denúncia será apurada, mas ressaltou que, até o momento, não há confirmação de que o equipamento apresentou defeito.
Ao comentar o caso, o magistrado explicou que a segurança do sistema eleitoral envolve diferentes etapas de verificação. Em Blumenau, cada urna passou por dois testes durante o segundo turno. Além disso, o programa utilizado nos equipamentos pode ser auditado por partidos políticos e entidades autorizadas.
Ainda segundo o jornal citado, o juiz também citou os testes públicos de segurança realizados com a participação de especialistas, inclusive hackers, para avaliar a resistência do sistema a possíveis ataques.
Segundo ele, já foram promovidas mais de dez avaliações desse tipo, sem invasões bem-sucedidas às urnas ou comprovação de falhas de segurança pelos partidos políticos.
>> Leia também: Aos 71, 81 e 87 anos, Marise, Waldemar e Rita dão exemplo e votam em Timbó
Outro instrumento de conferência é o Boletim de Urna, documento emitido ao final da votação, às 17h, com a quantidade de votos registados para cada candidato em determinada secção eleitoral.
Os fiscais partidários podem ter acesso a esses boletins e utilizar as informações para comparar os resultados de cada seção com os números divulgados na totalização oficial.
De acordo com Portal AJ Notícias, o magistrado relatou que esse mecanismo é adotado há décadas e permite verificar a correspondência entre os registros das urnas e os resultados contabilizados.
A investigação deverá esclarecer as estatísticas do relato feito em Blumenau. Até a conclusão da análise, a denúncia não comprova, por si só, que ocorreu uma falha na urna eletrônica.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️







