Concurso de trânsito premia estudantes e movimenta escolas de Indaial
A Prefeitura de Indaial realizou, na sexta-feira (25), a cerimônia de premiação do Concurso Cultural Educação para o Trânsito.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demuttin), como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito.

A solenidade ocorreu no Auditório da Secretaria de Educação e reuniu autoridades, estudantes vencedores, familiares, representantes das escolas participantes e servidores municipais.
Entre os presentes estavam o prefeito Silvio César da Silva, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Mário Elias, o diretor-executivo da Fundação Indaialense de Cultura, Ademir Packer, representantes do Poder Legislativo, a diretora de Trânsito, Marli Westphal Menegazzi, e Rosane Boaventura, da Secretaria de Educação.

Concurso levou reflexão sobre trânsito para as escolas
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, o concurso buscou aproximar a educação para o trânsito do cotidiano dos estudantes. A proposta incentivou os alunos a refletirem sobre respeito, responsabilidade e atitudes de cuidado entre as pessoas que fazem parte do trânsito.
A competição foi dividida de acordo com as etapas de ensino. A categoria Desenho foi destinada aos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Já a categoria Frase contemplou estudantes do 3º ao 5º ano, enquanto o Poema foi voltado aos alunos do 6º ao 9º ano.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada pela juíza de Direito da Vara Criminal, Leila Mara da Silva; pelo comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Indaial, Tenente-Coronel Mário Elia; pela diretora de Trânsito, Marli Westphal Menegazzi; e pelo diretor Artístico-Cultural da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), Jarbas Dallabrida.

>>> Leia também: Ponte dos Arcos será revitalizada com deck e novo espaço na Beira-Rio para celebrar 100 anos em Indaial
Três estudantes conquistaram o primeiro lugar
Ao final da avaliação, um estudante foi escolhido como vencedor em cada uma das três categorias. Os primeiros colocados receberam tablets e certificados durante a cerimônia.
Na categoria Desenho, o primeiro lugar ficou com Alice Sophia Strujak, estudante do 2º ano da Escola Básica Municipal Mulde Baixa.
Na categoria Frase, o vencedor foi Eduardo Rescarolli, do 4º ano 01 da Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves.
Já na categoria Poema, o destaque foi Bernardo Antônio Bornhofen, aluno do 7º ano 02 da Escola Municipal Bombeiro Cívico Helga Ittner.

Iniciativa busca estimular conscientização
Durante a cerimônia, o prefeito Silvio César da Silva destacou a importância de abordar a educação para o trânsito desde os primeiros anos da formação escolar.
Segundo ele, iniciativas desse tipo contribuem para estimular nos estudantes atitudes de conscientização e respeito entre todos que participam do trânsito. O prefeito também parabenizou os vencedores e os demais alunos que participaram do concurso.








