Redes abarrotadas: safra da tainha começa em ritmo acelerado em Palhoça
O lanço terminou com cerca de 11,3 mil peixes capturados.

O dia ainda nem havia amanhecido quando a movimentação tomou conta da Praia de Cima, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Em poucas horas, pescadores artesanais retiraram do mar um enorme cardume de tainhas, transformando a madrugada da última segunda-feira em mais um capítulo de fartura da safra catarinense. O lanço terminou com aproximadamente 11,3 mil peixes capturados.
A cena das redes carregadas repetiu o cenário visto no fim de semana, quando outro arrasto na mesma praia já havia surpreendido pela quantidade de pescado, com cerca de 10 mil tainhas. O ritmo acelerado da temporada anima comunidades pesqueiras do litoral, que apostam em uma safra forte neste ano.
Desde o começo de maio, o frio vem favorecendo a aproximação dos cardumes da costa catarinense, impulsionando a pesca tradicional. Na Praia de Cima, além do trabalho dos pescadores, moradores e turistas também participam da puxada das redes, uma tradição mantida há décadas e que recompensa os voluntários com um peixe para levar para casa.
>> LEIA TAMBÉM: Safra histórica de tainha impulsiona protagonismo de Santa Catarina na pesca nacional
Quem prefere comprar o pescado fresco diretamente na areia também encontra opções logo após os lanços. Conforme relatado pelo pescador Ramatis Ferreira Florêncio, os quinhões vendidos no local, com cinco ou seis tainhas, estavam custando entre R$ 250 e R$ 350. A temporada segue aberta até o fim de julho em Santa Catarina.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️










