Notícias do Brasil

Governo anuncia internet em 100% das escolas públicas até fim de 2026 e acelera expansão do 5G no país

Meta inclui conectar todas as unidades de ensino e ampliar a cobertura móvel em áreas rurais e periferias, segundo o Ministério das Comunicações.

Anuncie!
Garanta já o seu!

O governo federal anunciou novas metas e projeções para a ampliação da conectividade móvel e escolar no país.

A prioridade, segundo o Ministério das Comunicações, é garantir que todas as escolas públicas brasileiras estejam conectadas até o final de 2026, compromisso considerado estratégico para o desenvolvimento educacional.

Acesse!

O anúncio foi feito nesta terça-feira (02), pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.

De acordo com o ministro, o governo trabalha para acelerar entregas previstas no edital do 5G, com foco especial na inclusão das unidades de ensino.

Saiba mais aqui!

Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026, com tecnologia através de fibra ótica ou de soluções de satélite”, afirmou.

Ele reforçou que o compromisso envolve todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação que recebem recursos do Fundeb.

O ministro também detalhou o avanço da cobertura da tecnologia 5G, que já ultrapassou 64%, número superior aos 57% inicialmente projetados pela Anatel para 2027.

Segundo de acordo com a Agência Brasil, o ministro destacou que mais de duas mil cidades já contam com a nova tecnologia e que a intenção é ampliar ainda mais o serviço para áreas suburbanas e regiões anteriormente não contempladas.

A gente tem mais de duas mil cidades com essa nova tecnologia. A ideia é que, cada vez mais, possamos ampliar essa tecnologia para mais municípios para atender essa população”, disse.

O governo também completa a implantação de 4G em zonas rurais e distritos, com previsão de conectar 1,5 mil localidades rurais em 2025, ampliando o acesso à internet móvel para comunidades isoladas.

>> LEIA TAMBÉM: Governo Federal repassa R$ 1,2 milhão para Rio do Sul recuperar danos causados por desastres

Outro anúncio importante foi o lançamento, previsto para janeiro de 2025, de um novo leilão para a faixa dos 700 MHz, considerada estratégica para expandir o sinal com maior alcance.

Isso vai dar ainda mais capilaridade com novas empresas ampliando a cobertura. O novo leilão contempla localidades acima de 600 habitantes, com a tecnologia 5G móvel. Essa é a nossa meta”, afirmou.

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo