Notícias de Santa Catarina

Temporais devastam Santa Catarina: seis cidades entram em emergência após noite de destruição e alagamento

Estados do Vale do Itajaí e Norte enfrentam alagamentos, deslizamentos e resgates

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Seis municípios de Santa Catarina — São João do Itaperiú, Luiz Alves, Balneário Barra do Sul, Petrolândia, Lontras e Ibirama — decretaram situação de emergência nesta terça-feira (25), após os fortes temporais que atingiram o estado na segunda-feira (24).

As administrações municipais relataram danos provocados por chuva volumosa, alagamentos, deslizamentos e a rápida elevação de rios.

Saiba mais!

A cidade mais impactada foi Luiz Alves, no Vale do Itajaí, onde foram registrados 180,2 mm de chuva em apenas 24 horas, índice superior ao esperado para todo o mês de novembro.

Com o volume extremo, áreas inteiras ficaram alagadas, moradores ficaram ilhados e ao menos 26 pessoas precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Faça seu orçamento - Clique aqui

Em Massaranduba, também houve diversos pontos de alagamento e duas escolas estaduais precisaram ser evacuadas.

O decreto de emergência permite a mobilização de recursos estaduais para apoio imediato à população, recuperação de estruturas e reforço das ações de resposta.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que 33 cidades registraram ocorrências ligadas ao temporal, incluindo enxurradas, deslizamentos e danos em mais de 800 residências.

>>>> LEITA TAMBÉM: Governo de SC garante apoio de R$ 7 milhões para reconstrução de Luiz Alves após fortes chuvas

A causa do evento extremo, segundo o órgão, foi a formação de um ciclone extratropical entre o Sul e Sudeste do país.

Nas ruas, diversas localidades de Luiz Alves permaneceram isoladas devido à elevação dos rios. Em Massaranduba, ruas ficaram submersas e comunidades escolares foram retiradas preventivamente para evitar riscos.

Com o decreto em vigor, os municípios afetados passam a ter prioridade no recebimento de itens emergenciais, abrigamento e ações de reconstrução.

A Defesa Civil segue monitorando novas áreas de instabilidade e reforça o alerta para que moradores evitem encostas, regiões alagadas e áreas próximas a rios até que as condições voltem à normalidade.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo