Operação da PF em Blumenau desarticula centro logístico de produtos contrabandeados
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã de quinta-feira (23) a Operação Novos Ares, com o objetivo de combater o contrabando e a comercialização irregular de produtos de origem estrangeira em Santa Catarina.
Durante a ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Blumenau, onde funcionava um depósito utilizado para armazenar e distribuir os produtos ilegais para diversas cidades do estado.
Segundo a investigação, o local operava como um verdadeiro centro logístico do esquema. Apenas no mês de setembro de 2025, foram identificadas mais de 150 coletas de produtos contrabandeados no endereço, o que reforça a suspeita de uma estrutura criminosa organizada e em plena atividade.
Com o avanço das apurações, a Polícia Federal conseguiu identificar a origem dos produtos e o principal responsável pela distribuição. O investigado, que já era alvo de inquérito por contrabando, poderá responder também pelo crime de descaminho.
>>LEIA TAMBÉM: Homem volta do trabalho e é morto pelo filho em SC; vítima foi atingida com peso de musculação
A Operação Novos Ares tem como objetivo reunir novas provas e desarticular completamente a rede de comércio ilegal, reforçando o combate ao contrabando e à sonegação fiscal em Santa Catarina.
Contrabando e descaminho
De acordo com a legislação brasileira, o contrabando é a entrada de produtos proibidos no país, como armas, cigarros ou medicamentos sem autorização. Já o descaminho ocorre quando há a importação de mercadorias permitidas, mas sem o pagamento dos impostos devidos, configurando crime de sonegação fiscal.







