Trabalhadores da Coteminas em Blumenau param atividades por atraso de salários
A Sintrafite afirma que atrasos salariais têm ocorrido com frequência desde 2023.
Na manhã desta terça-feira (7), os funcionários da Coteminas em Blumenau suspenderam suas atividades em protesto pelo não pagamento dos salários. O movimento foi conduzido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), que acompanhou a mobilização em frente à fábrica desde o início do dia.
Segundo divulgado pelo AJ Notícias, a Sintrafite afirma que atrasos salariais têm ocorrido com frequência desde 2023 e que a empresa não tem cumprido prazos legais de pagamento.
Em 2024, a Coteminas entrou com pedido de recuperação judicial e, anteriormente, demitiu centenas de funcionários sem quitar direitos trabalhistas, incluindo FGTS e verbas rescisórias, parte dos quais foi paga apenas após ações do sindicato, inclusive em São Paulo.
>> LEIA TAMBÉM: Renda de autônomos cresce e se aproxima da dos trabalhadores com carteira assinada
Ainda de acordo com o portal AJ Notícias, diante da situação atual, os trabalhadores decidiram manter a paralisação até receberem os salários, planejando nova concentração na fábrica nesta quarta-feira (8) caso os pagamentos não sejam realizados.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️







