Primavera tem início nesta segunda; veja o que esperar da nova estação
Fenômeno climático pode influenciar chuvas e manter ondas de calor nos próximos meses.

A primavera começou oficialmente nesta segunda-feira (22), no Brasil e se estende até o dia 21 de dezembro.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que a estação será marcada por extremos: enquanto algumas regiões terão chuvas acima da média, outras devem enfrentar estiagem e baixa umidade.
De acordo com o Inpe, o Centro-Oeste, parte do Sudeste e o litoral nordestino podem registrar volume de chuvas mais elevado nos próximos meses.
Já áreas ao sul da Região Norte e o interior do Nordeste devem ter precipitação abaixo do esperado, o que aumenta o risco de seca.
>> LEIA TAMBÉM: Alerta de chuvas em Santa Catarina: Defesa Civil recomenda atenção redobrada
Outro fator em observação é o fenômeno climático La Niña. A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa) prevê a possibilidade de sua ocorrência, mas de forma fraca e passageira.
O Inpe também recomenda atenção especial para áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, reforçando a importância do monitoramento e de medidas preventivas.
Caracterizada pelo clima agradável e pela floração em diversas regiões do país, a primavera marca a transição entre a estação seca e a chuvosa na faixa central do Brasil.
“A estação tem um papel importante para o equilíbrio ambiental. Além de colorir a natureza com a sua beleza natural, as chuvas que ocorrem nesse período favorecem a agricultura e colaboram para a recuperação de rios e reservatórios”, ressaltou o Inpe.








