Notícias de Acidentes

Gato-maracajá é encontrado morto após ser atropelado em Timbó; espécie está vulnerável à extinção no Brasil

O maracajá é um mamífero carnívoro que pode atingir até 97 centímetros de comprimento.

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Um gato-maracajá (Leopardus wiedii), conhecido popularmente como gato-do-mato, foi encontrado morto após ser atropelado em Timbó, no Vale do Itajaí. O animal, que vive em florestas densas e tem hábitos noturnos e solitários, é considerado Vulnerável na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O exemplar recolhido será destinado à coleção científica da Universidade Regional de Blumenau (FURB), contribuindo para estudos voltados à preservação da espécie.

Saiba mais!

O maracajá é um mamífero carnívoro que pode atingir até 97 centímetros de comprimento e pesar em média 5 quilos. Dotado de cauda longa, patas grandes e olhos expressivos, é um exímio caçador que prefere se movimentar pela copa das árvores.

Segundo informado pelo National Geografiphic, entre suas técnicas, destaca-se a habilidade de imitar o som de filhotes para atrair aves e pequenos primatas, como saguis. Sua dieta também inclui roedores e marsupiais.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A espécie ocorre desde o México até a Argentina e o Uruguai, estando presente em quase todo o território brasileiro, com exceção do Ceará. No Nordeste, raramente é visto na Caatinga, preferindo as áreas de Mata Atlântica litorânea.

No país, sua presença é mais marcante na Amazônia e na própria Mata Atlântica, mas em densidades muito baixas: estima-se entre 0,01 e 0,25 indivíduos por quilômetro quadrado.

>> LEIA TAMBÉM: Homem confessa matar e comer cães e gatos em Barra Velha

Ainda segundo o National Geografiphic, apesar de ter expectativa de vida de até 13 anos na natureza, a população do gato-maracajá sofre forte pressão. Além dos atropelamentos, a destruição de habitats, a fragmentação de florestas e até a caça por criadores de aves domésticas ameaçam sua sobrevivência.

O Brasil abriga uma população estimada entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos, número considerado reduzido para a extensão do território. Projeções apontam que, em apenas uma década — o equivalente a duas gerações da espécie —, a queda populacional pode chegar a 10%.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

2 Comentários

  1. Gostaria de saber o número pra ligar para algum órgão vir resgatar, tem um cachorro do mato no mato na frente da minha casa. Ja vimos algumas vezes ele no meio da rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo