Notícias de Saúde

Mosquitos Wolbachia passam a ser usados contra a dengue em Blumenau

A primeira soltura ocorreu no bairro Velha Central.

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Blumenau iniciou na última quarta-feira (27) uma nova etapa no enfrentamento à dengue, adotando o Método Wolbachia, tecnologia que já apresentou resultados positivos em diferentes partes do mundo. A estratégia consiste na liberação dos chamados Wolbitos – mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão de vírus como dengue, zika e chikungunya.

A primeira soltura ocorreu no bairro Velha Central e, nas próximas 26 semanas, a ação será expandida para outras dez localidades: Itoupavazinha, Velha, Água Verde, Itoupava Norte, Garcia, Fortaleza, Progresso, Vila Nova, Tribess e Itoupava Seca.

Saiba mais!

O prefeito Egidio Ferrari classificou a iniciativa como um avanço importante para a saúde pública, destacando que se trata de um investimento voltado à proteção da comunidade. O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura, a Wolbito do Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e utiliza uma bactéria já presente em cerca de 60% dos insetos no mundo, inofensiva para humanos e animais.

Ao se reproduzirem, os mosquitos transmitem a Wolbachia às próximas gerações, bloqueando a multiplicação dos vírus. A técnica, recomendada pela Organização Mundial da Saúde e aprovada pela Anvisa, já contribuiu para praticamente eliminar a dengue em regiões da Austrália.

Faça seu orçamento - Clique aqui
>> LEIA TAMBÉM: Blumenau vai liberar mosquitos no ar para combater dengue: entenda a polêmica

Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, a liberação dos mosquitos pode causar um aumento inicial da população de Aedes, mas esse é um efeito temporário até que os insetos com Wolbachia se tornem predominantes. Ele reforçou que a medida soma-se às ações tradicionais, como aplicação de larvicidas, fumacê e eliminação de criadouros.

A participação dos moradores continua sendo fundamental: denúncias de locais com focos devem ser feitas pelo telefone 156 (opção 4) ou pelo número (47) 3381-7770. Para Ferrari, o engajamento coletivo é o que garantirá resultados duradouros, tornando Blumenau referência no combate à dengue.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo