Janones é afastado por 3 meses após fala homofóbica contra Nikolas Ferreira em plenário

O deputado federal André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por três meses pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, após usar termos homofóbicos para xingar o colega Nikolas Ferreira (PL-MG).
Segundo a Agência brasil, a decisão, que provocou amplo debate político, foi motivada por ofensas proferidas por Janones durante discurso de Nikolas na tribuna da Câmara, na última quarta-feira (9), interrompendo a sessão legislativa.
Segundo o relator do caso, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), Janones adotou uma conduta grave e discriminatória, “reforçando estigmas históricos, normalizando o preconceito e perpetuando a marginalização da população LGBTQIA+ no espaço público e institucional”.
O parlamentar foi punido por manifestações provocativas e de baixo calão que, na avaliação do Conselho, tinham clara intenção de insultar o adversário político.
>>LEIA TAMBÉM: Deputado Lunelli critica aumento de cadeiras na Câmara: “R$ 95 milhões por ano jogados fora”
Em sua defesa, Janones alegou que não se dirigia a Nikolas diretamente, mas reagia a um vídeo sobre a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
Além disso, afirmou ter sofrido agressão física durante a sessão, negando que sua fala tenha interrompido o discurso do colega.
A votação no Conselho de Ética terminou com 16 votos favoráveis à punição e apenas três contrários.
Inicialmente, a suspensão pedida era de seis meses, mas foi reduzida para três. Janones ainda pode recorrer da decisão no Plenário da Câmara.









