Notícias do Médio Vale do Itajaí

Vereadores de Blumenau repudiam fala racista transmitida por rádio de Timbó

Para os parlamentares, a fala ultrapassa qualquer limite de opinião, configurando crime previsto na legislação brasileira.

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

A Câmara Municipal de Blumenau aprovou nesta terça-feira (8) uma moção de repúdio contra declarações de teor racista feitas pelo comentarista Antônio Girardi durante um programa transmitido pela Rádio 92 FM, de Timbó.

A iniciativa, proposta pelo vereador Alexandre Matias (PSDB), condena os comentários discriminatórios, proferidos ao abordar adoções de crianças negras. Para os parlamentares, a fala ultrapassa qualquer limite de opinião, configurando crime previsto na legislação brasileira.

Saiba mais!

Matias ressaltou que é inaceitável o uso de meios de comunicação para propagar discursos de ódio em pleno século XXI e defendeu que a Câmara precisa se posicionar de forma clara diante de casos como esse.

Outros vereadores também se pronunciaram. Jean Volpato (PT) foi enfático ao classificar a fala como criminosa, defendendo responsabilização legal. Bruno Cunha (Cidadania) cobrou medidas práticas no combate ao racismo, afirmando que manifestações dessa natureza não devem ser naturalizadas.

Faça seu orçamento - Clique aqui

Já a vereadora Silmara Miguel (PSD), que é mãe por adoção, reforçou que o amor não se limita à genética e criticou qualquer tipo de distinção entre filhos adotivos e biológicos. A moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada à emissora como forma oficial de repúdio do Legislativo.

O Misturebas News entrou em contato com um dos representantes do grupo das rádios, que respondeu que, no momento, não irá se manifestar sobre o ocorrido.

Vereadores de Blumenau repudiam fala racista transmitida por rádio de Timbó
Foto: Câmara Municipal de Blumenau
>> LEIA TAMBÉM: Alemão é preso em Blumenau suspeito de liderar grupo que disseminava ameaças racistas online

Além do posicionamento contra o racismo, a sessão também foi marcada pela aprovação de três projetos. Um deles reconhece como de utilidade pública a Associação Blumenauense de Natação Raia 4, destacando sua contribuição para o esporte local.

Outro transforma o jiu-jitsu em patrimônio cultural imaterial da cidade, valorizando sua prática como ferramenta de inclusão e disciplina. Também foi aprovada a criação do Dia do Oficial da Reserva R/2, a ser celebrado anualmente em 4 de novembro, em homenagem aos militares da reserva de segunda classe.

No mesmo encontro, os parlamentares acataram dois vetos do Executivo e viram o plenário ser ocupado por empresários do setor de limpa fossa, que protestaram contra a exclusividade concedida à BRK Ambiental. O tema deve seguir em debate na CPI do Esgoto.

ASSISTA AO VÍDEO ⤵️

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo