SC em alerta máximo para frio intenso com risco de temperaturas negativas e geada
A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados.

A chegada de uma massa de ar polar promete derrubar drasticamente as temperaturas em Santa Catarina nos próximos dias. A Defesa Civil estadual emitiu um Alerta Vermelho para o frio extremo que deve atingir todas as regiões do estado a partir da tarde desta segunda-feira, 23. A previsão é que a mudança brusca no tempo comece após a passagem de uma frente fria entre o domingo, 22, e a segunda.
De acordo com o órgão, as madrugadas de terça, 24, e quarta-feira, 25, serão marcadas por temperaturas negativas nas áreas mais elevadas do Oeste, dos Planaltos e do Alto Vale do Itajaí, com possibilidade de os termômetros chegarem a -5°C. No Litoral e nas demais áreas do Vale do Itajaí, as mínimas devem oscilar entre 4°C e 10°C.
O frio intenso representa um risco alto para a saúde, com chances de desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e até hipotermia. Há também a possibilidade de congelamento de pistas em pontos mais vulneráveis.
Além do frio severo, existe uma chance, ainda que pequena, de ocorrer precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, especialmente nas áreas de maior altitude, entre a noite de segunda e a manhã de terça. Outro fenômeno esperado é a formação de geada intensa e abrangente nas madrugadas de terça e quarta, o que pode impactar a agricultura, o transporte e o setor da saúde.
>> LEIA TAMBÉM: Granizos do tamanho de ovos causam estragos e deixam cidades em alerta em SC
No Litoral, o avanço de um ciclone extratropical em alto mar deve intensificar os ventos, provocando mar agitado e ondas que podem chegar a 3,5 metros, trazendo riscos para atividades marítimas.
A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados, especialmente com pessoas em situação de vulnerabilidade, e utilize aquecedores de forma segura. Em caso de emergência, os contatos são o telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.










