Notícias de Santa Catarina

Morro dos Cavalos pode ganhar contorno de R$ 291 milhões

Proposta para destravar a BR-101 foi levada ao governo federal por Jorginho Mello

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

O governador Jorginho Mello apresentou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, um projeto de contorno rodoviário para a região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

O trecho é considerado um dos maiores gargalos logísticos de Santa Catarina e sofre com congestionamentos frequentes.

Saiba mais!

A proposta foi apresentada pelo governador Jorginho Mello nesta quarta-feira, 23, em Brasília, elaborada pelo Governo do Estado com apoio da Assembleia Legislativa (Alesc) e será analisada tecnicamente pelo ministério.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A obra pretende implantar um novo trajeto de 5,2 quilômetros ao redor da área crítica.

O plano do inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Maciambú, um viaduto sobre a BR-101 e a reformulação da pista atual.

O traçado será projetado para permitir velocidades de até 80 km/h, com foco na segurança viária e na melhoria da fluidez do tráfego.

O investimento estimado é de R$ 291,3 milhões. O projeto ainda está em fase de elaboração do anteprojeto e de encaminhamentos para o licenciamento ambiental.

Um dos principais desafios é a travessia por áreas indígenas e pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o que exige atenção especial nos estudos técnicos e jurídicos.

A proposta do Governo de SC foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, segundo o governador.

Após a análise do governo federal, o projeto também passará por avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

A expectativa é que, com o projeto de engenharia concluído, a obra possa ser incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou incorporada à futura concessão da BR-101.

Segundo o governo de SC, a inclusão na concessão pode ser uma alternativa eficaz para garantir os recursos necessários e acelerar a execução da obra.

Leia também:

O Morro dos Cavalos é um trecho sinuoso e de pista simples que há anos representa um entrave no tráfego entre o Sul e o Norte do estado.

O projeto busca oferecer uma solução definitiva para a região e melhorar o fluxo de veículos em uma das principais rodovias do país.

 

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Um Comentário

  1. Sr Governador você tem cara de Pau agora vai falar com o Lula pra investir em Santa Catarina.Va criar vergonha na cara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo