Governador Jorginho Mello anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no sistema prisional de SC

O Governo de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (15) um investimento recorde de R$ 1,4 bilhão no sistema prisional do estado. O valor será aplicado ao longo dos próximos três anos em obras, contratação de profissionais e melhorias na segurança das unidades prisionais.
De acordo com o governador Jorginho Mello, o objetivo é criar quase 9.600 novas vagas em presídios de todas as regiões do estado.
“Vamos fazer o que já devia ter sido feito há muito tempo. Resolver de vez o problema prisional de Santa Catarina”, disse.
Além disso, o plano prevê a contratação de 790 novos policiais penais e 455 servidores administrativos. A convocação dos aprovados já tem data marcada: 1º de maio.
Obras e reforço na segurança
Do total investido, R$ 1 bilhão será usado na construção e ampliação de unidades prisionais. Os outros R$ 400 milhões vão para a contratação e capacitação de servidores, além da compra de viaturas, armas e coletes.
Durante o evento de lançamento do programa Administração Prisional Levada a Sério, foram entregues 16 novas viaturas, 300 fuzis e 1.500 coletes balísticos para reforçar a segurança nas unidades.
Unidades em áreas urbanas serão desativadas
Um dos pontos mais importantes do plano é a possibilidade de desativar presídios localizados em áreas centrais, como o Complexo da Agronômica, em Florianópolis, e a unidade do Centro de Blumenau.
Com a construção de novas unidades em locais mais adequados, os presos poderão ser transferidos, liberando essas áreas para outros usos e melhorando a vida dos moradores.
Mais trabalho para quem está preso
Outro foco do programa é a ressocialização dos detentos. Hoje, cerca de 31% dos presos em Santa Catarina realizam algum tipo de trabalho dentro ou fora dos presídios — número acima da média nacional, que é de 23,8%.
O plano prevê que as novas unidades já sejam construídas com espaços para atividades laborais, o que ajuda a reduzir a reincidência criminal e oferece oportunidades reais de recomeço para os apenados.
Segurança pública como prioridade
Com esse investimento, somado ao recente reajuste salarial das forças de segurança, o Governo de Santa Catarina mostra que a segurança pública é uma das grandes prioridades da atual gestão.
-
LEIA TAMBÉM: Sistema prisional de SC se destaca na ressocialização pelo trabalho com arrecadação de R$ 28 milhões
Segundo a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, o valor será usado exatamente nos pontos onde o sistema mais precisa avançar.
“Precisamos de estrutura e segurança para entregar um sistema prisional eficiente à sociedade”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades do Judiciário, Ministério Público, forças de segurança e representantes políticos do estado e do governo federal.












