Avião da Gol atinge pássaro durante decolagem em SC; passageiro sente cheiro de queimado

Na manhã da última quarta-feira (9), um avião da companhia aérea Gol colidiu com um pássaro durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Apesar do acidente, a aeronave conseguiu seguir viagem normalmente até seu destino, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 1269 decolou às 11h15min e pousou sem atrasos às 12h56min.
De acordo com informações da Gol, o comandante identificou o impacto no momento da decolagem, mas avaliou que era seguro seguir o trajeto.
Um dos passageiros, Marcelo Ulysséa, relatou ao portal G1 que percebeu um barulho incomum logo após o avião ganhar altitude. Ele ainda comentou que, durante o voo, foi possível sentir um cheiro de pena queimada na cabine.
“Na hora, não entendi o que tinha acontecido. Só descobri quando perguntei ao pessoal da inspeção e eles disseram que um quero-quero atravessou a turbina”, contou.
Após o pouso, a aeronave foi submetida a uma inspeção técnica por parte da equipe da Gol. Técnicos foram vistos avaliando a turbina atingida, mas até o momento a companhia não divulgou se haverá alterações na operação da aeronave.
Casos de colisão com aves, são conhecidos como “bird strikes”, são relativamente comuns na aviação, especialmente em áreas próximas a zonas costeiras ou com presença frequente de fauna.
Apesar disso, companhias aéreas e aeroportos seguem rígidos protocolos de segurança para lidar com esse tipo de situação.










