O futuro do lazer: quais são as tendências de jogos on-line esperadas para 2025?
De uma forma de entretenimento a competições profissionais, os jogos on-line são um setor gigantesco com uma enorme base de fãs, jogos eletrônicos profissionais e milhões de orçamentos.
Desde jogos móveis até a busca por casino bonus sem deposito os jogadores adotam diferentes formas de jogos.
Em 2025, o setor será mais influenciado pela crise dos jogos, juntamente com as novas tecnologias. Dê uma olhada nessas 5 tendências e compare-as com a situação real mais tarde.
Os jogos para celular são a principal esfera
Atualmente, os jogos para celular são o maior ramo de videogames do mundo. É difícil de acreditar, mas os usuários jogam em seus smartphones com mais frequência do que em PCs, laptops e até mesmo em consoles de jogos. Atualmente, o entretenimento móvel é mais do que mini jogos em flash.
Os jogos mais populares de acordo com o número de jogadores são PUBG Mobile, Call of Duty Mobile, Among Us, Mini Worlds, Dragon Ball Z: Dokkan Battle e Sonic Dash. Todos eles implicam interação on-line e gráficos ampliados. Agora, o setor móvel pode competir com os jogos de console.
Segurança aprimorada do servidor
Em 2023, cerca de 79% da população mundial já se envolveu com jogos on-line pelo menos uma vez. A pesquisa não foi realizada desde então, mas o número crescente de jogadores é óbvio. Nessas condições, os provedores de jogos on-line precisam de servidores melhores e com maior capacidade.
Os requisitos de proteção de dados também estão ficando mais complicados. Agora que a Apple e o Facebook mantêm políticas rígidas de coleta de dados, outras empresas também precisam se adequar a esses padrões.
Com a ajuda da codificação, os dados são criptografados e não ficam disponíveis para terceiros. Para os jogadores, isso significa maior proteção. Se você tem medo de deixar seus dados e detalhes de pagamento em jogos on-line, em 2025 isso estará mais seguro do que nunca.
Jogos on-line se tornam mais do que jogos de tiro
A crise dos jogos influencia enormemente o setor. O público está se cansando dos projetos AAA – além disso, uma geração jovem de jogadores não pode comprar os consoles e PCs mais novos. Enquanto isso, os jogos de pequena escala tentam repetir as histórias de sucesso dos grandes projetos, desenvolvendo os mesmos jogos várias vezes.
Criar outro Counter-Strike ou Among Us não é mais uma opção. Os desenvolvedores de jogos on-line recorrem a novas abordagens. Em 2024, Hell Divers 2 adquiriu uma nova visão para os jogos de ação on-line: narrativa forte, interação entre desenvolvedor e jogador e ironia. A crescente popularidade do Foxhole, um simulador militar de mundo aberto, também mostra uma nova abordagem.
Em geral, os jogadores tendem a se comunicar mais. Em vez de competição, os jogadores preferem colaboração, trabalho em equipe e liberdade para se comunicar e jogar da maneira que quiserem.
Jogos de AR e VR
Os dispositivos móveis já suportam tecnologias básicas de AR, quando o conteúdo é mostrado por meio da câmera e se torna parte do ambiente dos usuários. Os óculos de RV da Meta e da Sony também ganham popularidade, à medida que os mundos virtuais se tornam mais realistas:
- Liberdade dentro do mundo. Por um longo período, os desenvolvedores tentaram copiar os mecanismos de jogos de PC e implementá-los na RV. Isso não funciona, pois os jogadores não veem um motivo prático para gastar seu dinheiro em dispositivos de RV. Em vez disso, os jogos de 2024-2025 oferecem mais liberdade e personalização. Quase todos os objetos podem ser tocados e influenciados com suas mãos.
- Uma nova era de comunicação. As tecnologias modernas permitem que os jogadores se comuniquem de forma realista. O Thrill of the Fight 2, um simulador de boxe, permite que jogadores de diferentes partes do mundo lutem entre si.
- Gráficos simplificados. A experiência mostra que os jogadores priorizam uma jogabilidade e uma interação interessantes em vez de gráficos extensos. Em 2025, esse será o foco dos desenvolvedores. Em vez de visuais imersivos, os criadores se concentram na jogabilidade e nas coisas que os jogadores podem fazer no mundo.
A ideia de comunicação e liberdade molda o setor de RV, juntamente com outras esferas de jogos.
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Jogos on-line multiplataforma
Por fim, os jogadores não estão limitados a seus dispositivos. O Fortnite permite que jogadores com PCs, smartphones e consoles joguem em um servidor. Em vez de uma correspondência focada no dispositivo, o jogo combina placas com o mesmo nível de habilidade. Essa abordagem de jogos on-line é muito mais eficaz, pois os usuários competem com jogadores do mesmo nível. Além disso, amigos com dispositivos diferentes podem finalmente jogar juntos.
Uma possível desvantagem é o controle desequilibrado. Por exemplo, o mouse e o teclado oferecem melhor visão das armas do que os gamepads. A solução desse problema é outro desafio para os próximos anos.
Conclusão
Os jogos on-line estão priorizando a comunicação e a flexibilidade em relação às tecnologias estendidas. Sem dúvida, essa é a principal tendência que combina todos os outros setores. Agora, os desenvolvedores de jogos precisam de mais criatividade, pois os orçamentos não são mais cruciais. Em 2025, espere títulos mais colaborativos e abordagens incomuns para contar histórias no jogo.
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