Com a chegada das chuvas, as temperaturas devem apresentar uma leve redução.
Após dias marcados por temperaturas elevadas, que chegaram perto dos 40°C em várias regiões de Santa Catarina, e episódios de temporais típicos de verão, o clima no Estado deve mudar a partir desta sexta-feira (24). A previsão é de chuvas persistentes, com riscos moderados a altos de alagamentos, enxurradas e destelhamentos, conforme alertado pela Defesa Civil estadual.
O aviso meteorológico divulgado na última quinta-feira (23) já antecipava a possibilidade de condições severas entre a noite de quinta e o sábado (25).
A circulação marítima será o principal fator responsável pelas chuvas, que devem começar pelo litoral e áreas próximas, onde são esperados os maiores volumes.
A Prefeitura de Florianópolis informou que a cidade está em estado de atenção devido à previsão de chuvas intensas que devem se concentrar entre a noite de quinta e o sábado.
Em nota, a Defesa Civil municipal destacou a importância de cuidados redobrados, especialmente em áreas de encosta, onde há maior risco de deslizamentos devido ao solo encharcado. Para emergências, a prefeitura informou que dispõe de equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para lidar com alagamentos.
No período da tarde, a instabilidade tende a se espalhar para outras regiões do Estado, trazendo pancadas de chuva acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Além de alagamentos e enxurradas, os temporais podem causar danos à rede elétrica, queda de árvores e galhos, e até destelhamentos em alguns locais.
A combinação de umidade elevada e aquecimento, associada à passagem recente de uma frente fria, é o que está favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais.
>> LEIA TAMBÉM: Blumenau auxilia Gaspar com equipamento para ajudar na recuperação dos danos causados pelas chuvas
No litoral, as regiões mais afetadas devem incluir a Grande Florianópolis, o Médio e Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Nestas áreas, a chuva será mais intensa entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.
Com a chegada das chuvas, as temperaturas devem apresentar uma leve redução. Na maior parte do Estado, as máximas devem oscilar entre 26°C e 28°C, com exceção do Litoral Sul, onde os termômetros podem ultrapassar os 30°C. Os ventos, vindos do nordeste, devem atingir velocidades entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem chegar a 60 km/h, principalmente no Litoral Sul.
O alerta meteorológico reforça a memória recente de eventos climáticos extremos. Na última quinta-feira (16), chuvas torrenciais provocaram transtornos em várias regiões de Santa Catarina, com ruas alagadas e transformadas em verdadeiros rios, além de pessoas ilhadas e complicações no trânsito.
Sugestão de pauta