Segundo relatório, mais de 240 pessoas foram atendidas nesta quinta-feira (16)
As fortes chuvas no litoral norte e a Grande Florianópolis nesta quinta-feira, 16, mobilizaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para atender 123 ocorrências relacionadas ao evento climático.
Até às 15h, os bombeiros atenderam 244 pessoas, com resgates, desobstrução de vias e pequenas ocorrências de deslizamentos.
Para reforçar os atendimentos nas áreas mais afetadas, o CBMSC ativou quatro unidades de Força-Tarefa.
As equipes especializadas em busca e resgate em enchentes vieram de Balneário Camboriú (Força-Tarefa 13), Itajaí (Força-Tarefa 7), Blumenau (Força-Tarefa 3) e São José (Força-Tarefa 10).
As ocorrências foram registradas em municípios como Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Itajaí.
O comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar, tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, destacou a prontidão das equipes.
“Estamos empenhados no atendimento de todas as ocorrências, com guarnições para apoio aos municípios mais severamente atingidos.
Também estamos prontos para apoiar na recuperação das áreas, com limpeza de ruas e reestruturação das cidades.”
Os atendimentos se concentraram em três batalhões principais do CBMSC:
- 7º BBM: 8 ocorrências
- 10º BBM: 17 ocorrências
- 13º BBM: 96 ocorrências
Entre as situações atendidas, estão resgates de pessoas ilhadas, incluindo idosos e animais.
Leia também:
O CBMSC reforçou que as operações seguem com o efetivo orgânico das regiões mais afetadas.
A corporação orientou a população a seguir os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina e a evitar deslocamentos desnecessários. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo número 193.
Sugestão de pauta