A prefeitura abriu abrigos emergenciais para a população desabrigada
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, decretou estado de emergência nesta quinta-feira (16) em resposta às fortes chuvas que atingem a região.
O Decreto nº 12.034/2025 ativa o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres, mobilizando a Defesa Civil e convocando voluntários para ações de apoio à população.
A medida também prevê campanhas de arrecadação para auxiliar os atingidos.
As chuvas provocaram alagamentos em todos os bairros e interditaram as principais avenidas do município.
Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão atuando de forma integrada para minimizar os impactos. O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado para reforçar a coordenação das medidas.
O Corpo de Bombeiros deslocou equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e requisitou reforços adicionais.
Ações emergenciais e assistência social
Uma família precisou deixar sua residência na Rua Pica-pau devido à gravidade dos alagamentos.
Para acolher os desabrigados, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família abriu abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
A orientação das autoridades é para que a população permaneça em casa.
Em casos de emergência, os contatos disponíveis são a Defesa Civil (153 ou 199), Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).
Impactos na saúde pública de Balneário Camboriú
Diversas unidades de saúde estão inoperantes, incluindo UBS dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras.
O Centro Odontológico Especializado (COE) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), ambos localizados na Quinta Avenida, também suspenderam os atendimentos.
A Secretaria de Saúde orienta pacientes com sintomas leves a buscarem o serviço “BC + Saúde” pelo telefone 0800 888 6556.
Para consultas e exames agendados para esta quinta-feira, o reagendamento pode ser feito a partir de sexta-feira (17) nas unidades de origem.
Danos na cultura e turismo
Os alagamentos também atingiram o Teatro Municipal Bruno Nitz e a Galeria de Artes, ambos administrados pela Fundação Cultural.
No setor turístico, dois elevadores da Passarela da Barra foram desligados preventivamente devido a goteiras, enquanto os outros dois seguem operando.
Leia também:
O Posto de Informação Turística (PIT) permanece funcionando, mas o atendimento ao público no Centro de Controle Operacional (CCO) foi suspenso. Apesar das dificuldades, a Secretaria de Turismo mantém seus serviços administrativos ativos.
Outros serviços afetados
O atendimento presencial na Casa dos Conselhos foi interrompido, mas os contatos podem ser feitos pelo e-mail bccasadosconselhos@gmail.com.
Já a Diretoria de Relações Comunitárias está acessível pelo endereço eletrônico marcelo.damiao@hotmail.com.
Com a previsão de mais chuvas e a possibilidade de novos alagamentos, a Defesa Civil reforça o alerta para que os moradores de áreas de risco tomem precauções e acompanhem os avisos oficiais.
Sugestão de pauta