Obras de arte restauradas serão devolvidos ao Planalto na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira, 8, acontece o Abraço da Democracia, ato para relembrar os dois anos das manifestações de 8 de janeiro, dia marcado por atos que causaram danos ao patrimônio dos Três Poderes.
A data será relembrada em Brasília com a entrega de obras de arte restauradas e um abraço simbólico à democracia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A programação começa às 9h30min, no Palácio do Planalto, com a devolução de 21 peças ao patrimônio público, incluindo o relógio do século 17, um presente da Corte Francesa a Dom João VI, restaurado na Suíça sem custos para o Brasil.
Outro destaque é a ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, que, junto com o relógio, exigiu reparos minuciosos devido à delicadeza das peças.
Às 10h30min, será realizada uma cerimônia de descerramento da tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
A obra voltará ao local de exibição original, e estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão réplicas da tela e da ânfora ao presidente Lula, em um ato educativo.
A programação contará ainda com discursos de autoridades e, às 11h, a descida da rampa do Palácio do Planalto para o “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes.
Leia também:
O ato reunirá representantes da sociedade civil, segmentos religiosos, sindicatos e a população em geral, simbolizando a reafirmação dos valores democráticos.
A cerimônia é organizada para relembrar os ataques de 2023 e reforçar o compromisso com a soberania do povo e a preservação do patrimônio cultural e histórico do Brasil.
Sugestão de pauta