São esperados congestionamentos nos próximos dias com o aumento no fluxo nas estradas
Após o registro de 16 mortes no feriadão de Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início à Operação Ano Novo nesta sexta-feira, 27.
A ação, que vai até 1º de janeiro, busca reduzir o número de vítimas fatais e organizar o fluxo de mais de 300 mil veículos que devem trafegar pela BR-101 em Santa Catarina em um único dia.
De acordo com a PRF e a concessionária Arteris Litoral Sul, o movimento na BR-101 pode aumentar até 93% em relação aos dias normais, com previsão de 3,5 milhões de veículos circulando nas rodovias pedagiadas durante o período.
O maior pico de tráfego no litoral catarinense deve ocorrer no sábado (28), com 327.514 veículos.
Os principais pontos de retenção estão entre Araquari e Joinville e de Barra Velha a Itapema. No trecho da Grande Florianópolis, o recém-inaugurado Contorno Viário promete aliviar as filas entre Biguaçu e Palhoça.
Para intensificar a fiscalização, a Operação Ano Novo contará com 40 agentes motociclistas, sendo 16 de outros estados, priorizando a mobilidade em áreas congestionadas.
As cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Barra Velha e Joinville terão maior atenção no motopoliciamento.
Leia também:
Entre as infrações mais perigosas monitoradas estão ultrapassagens proibidas, consumo de álcool combinado com direção, uso de celular ao volante e desrespeito ao uso de equipamentos de segurança, como cintos e cadeirinhas infantis.
Além disso, o movimento será monitorado diariamente, com fluxos previstos para alcançar picos de até 405 mil veículos em 27 de dezembro e 396 mil no retorno das festas, em 3 de janeiro.
A PRF alerta para os horários de maior movimento, que variam entre 6h e 18h, dependendo do dia.
O objetivo da Operação Ano Novo é reduzir acidentes e facilitar o tráfego durante o feriadão, promovendo a segurança dos motoristas e passageiros nas estradas.
Sugestão de pauta