As buscas por nove desaparecidos continua na região
Subiu para oito o número de mortos confirmados após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Mergulhadores encontraram mais dois corpos na manhã desta quinta-feira, 26, enquanto as buscas por nove desaparecidos continuam. A tragédia ocorreu no último domingo, 22.
Os corpos foram localizados por mergulhadores da Marinha e dos Corpos de Bombeiros do Maranhão, Tocantins e Pará. Nove pessoas seguem desaparecidas.
Os dois corpos encontrados hoje ainda aguardam remoção da água. Além dos corpos, os mergulhadores localizaram um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete, todos submersos no Rio Tocantins.
As operações de resgate subaquático contam com 29 mergulhadores. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, um dos corpos foi encontrado dentro de um caminhão submerso.
As buscas enfrentam desafios como a baixa visibilidade, a forte correnteza e a profundidade do rio, que chega a 40 metros em alguns pontos.
Leia também:
A presença de destroços da ponte e a carga perigosa dos caminhões, com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, exigem cautela redobrada para a segurança dos mergulhadores.
A tecnologia de mapeamento e equipamentos como o SideScan Sonar auxiliam na localização dos veículos.
Riscos de contaminação e apoio às famílias dos mortos confirmados
Após parecer técnico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que descartou risco de contaminação das águas do Tocantins pela carga dos caminhões (cerca de 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico), as buscas foram intensificadas.
Equipes de apoio psicológico oferecem suporte às famílias das vítimas. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, decretou luto oficial de três dias no estado. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, já havia decretado luto oficial de três dias na segunda-feira, 23.
Barbosa informou que mantém contato com o Ministério dos Transportes para encontrar soluções para o tráfego interrompido, como o uso da ponte em Imperatriz (MA) e a chegada de balsas para o transporte da população.
A primeira balsa deve chegar até o fim de semana.
Sugestão de pauta