A tragédia aconteceu em ações de natal
O número de pessoas mortas pisoteadas em tumultos durante eventos de caridade natalinos na Nigéria subiu de 13 para 32, conforme divulgado pela polícia neste domingo, 22.
As vítimas, incluindo pelo menos quatro crianças, foram pisoteadas enquanto tentavam conseguir alimentos, em meio à pior crise econômica enfrentada pelo país em décadas.
No estado de Anambra, sudeste da Nigéria, 22 pessoas morreram na cidade de Okija durante a distribuição de alimentos organizada por um filantropo no sábado, 21.
Outros 10 óbitos ocorreram na capital Abuja, em um evento de caridade promovido por uma igreja, de acordo com Tochukwu Ikenga, porta-voz da polícia local.
Os tumultos ocorreram poucos dias após outro episódio similar, onde várias crianças também morreram.
Testemunhas relataram que, em Abuja, o tumulto começou por volta das 4h da manhã, quando dezenas de pessoas correram em direção ao portão de entrada da igreja, desesperadas para acessar os itens de doação.
Idosos e famílias inteiras aguardavam desde a noite anterior por alimentos.
Os episódios destacam a grave crise de custo de vida na Nigéria, onde eventos de caridade organizados por igrejas, indivíduos e organizações locais se tornaram cada vez mais frequentes em resposta à escalada da pobreza.
Leia também:
Diante da tragédia, aumentaram os apelos para que medidas de segurança sejam reforçadas.
A polícia nigeriana anunciou que está investigando os incidentes e determinou que eventos semelhantes só sejam realizados com autorização prévia, para evitar novas fatalidades.
Sugestão de pauta