O Misturebas News recebeu no estúdio o prefeito eleito de Timbó, Flávio Buzzi (PL), para uma conversa sobre a gestão que começa em 1º de janeiro.
Um dos temas debatidos foi o de eventos.
Buzzi afirmou que já esteve reunido com os empresários que promovem o Festival das Cervejarias e que a ideia é realizar duas edições em 2025 em vez de apenas uma.
Ainda dentro do tema, o prefeito eleito afirmou que vai manter a tradicional Festa do Imigrante, mas não tão longa quanto foi este ano (11 dias).
Ele também quer que um dos dias da festa seja utilizado para celebrar a cultura de outros estados, principalmente Norte e Nordeste. A nova atração já tem até nome: o Piseiro com Cuca.
“Fazemos uma festa que se chama Festa do Imigrante, mas não homenageamos os imigrantes que vieram de outros estados para trabalhar aqui. E é muita gente: são cerca de cinco mil pessoas, a maioria do Pará“, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Confira alguns nomes que vão compor a equipe de Flávio Buzzi na prefeitura de Timbó
Piseiro é um estilo musical que surgiu no interior da Bahia na década de 2000, derivado do forró e da pisadinha. E a cuca, muito conhecida por aqui, carrega origem alemã.
O Piseiro com Cuca seria a celebração da união dessas culturas.
“As pessoas precisam se sentir acolhidas aqui. É a casa de todos nós, que temos que trabalhar juntos por Timbó, em benefício de todos“, defendeu Buzzi.
Sobre as festas de final de ano, Buzzi também pretende implementar mudanças, principalmente, sobre a origem dos recursos usados nas festividades.
“Só o show do Leonardo, no ano passado, custou meio milhão de reais. Nada contra o show, mas acho que esse dinheiro tem que servir a outras áreas como saúde e educação. As festas são importantes, é claro, mas a gente tem como conseguir recursos com a iniciativa privada. O PIC (Programa de Incentivo à Cultura), por exemplo, é uma opção. A empresa em vez de pagar em impostos para o governo, usa o valor para financiar eventos“.
Sugestão de pauta