Você Viu?

Tradição de Natal que estava extinta no Brasil volta a ressoar em Pomerode

Um som antigo, carregado de memórias natalinas da Alemanha, voltou a encantar os moradores e visitantes de Pomerode neste fim de ano.

O Tour da Nugali Chocolates, na Rota do Enxaimel, apresenta ao público o único realejo de flautas construído no Brasil, uma tradição com mais de dois séculos de história.

Esse instrumento mecânico, típico dos mercados de Natal europeus, agora pode ser visto e ouvido de perto em eventos culturais da cidade.

Tradição de Natal que estava extinta no Brasil volta a ressoar em Pomerode
Crédito: Evandro de Assis

O realejo, fabricado integralmente em madeira, funciona por meio de uma manivela que, ao ser girada, movimenta um rolo perfurado. Esses buracos determinam os sons emitidos pelas 26 válvulas pressurizadas, que direcionam o ar para as flautas do instrumento. A experiência é completamente mágica: à medida que o ar passa pelas flautas, surgem melodias natalinas que transportam o público para um Natal de outros tempos.

Há registros de que imigrantes alemães trouxeram realejos ao Brasil no século XIX, mas a tradição foi desaparecendo ao longo do século XX.

Ivan Blumenschein, engenheiro e sócio da Nugali Chocolates, decidiu resgatar essa memória. Ele construiu o primeiro realejo brasileiro após uma intensa pesquisa em literaturas antigas alemãs. Algumas peças precisaram ser importadas da Alemanha e da Inglaterra, incluindo os rolos musicais que carregam as melodias.

O instrumento já foi apresentado em diversos eventos culturais de Pomerode, como a Osterfest, e neste Natal está mais acessível do que nunca. Visitantes podem não apenas ouvir, mas também experimentar o funcionamento do realejo, tornando a experiência ainda mais especial.

“Já vi pessoas mais velhas, que ainda guardam o som na memória, emocionadas por ouvir um realejo tantos anos depois. Essa é a beleza da tradição, e é o que nos moveu a expor ao público esse instrumento”, destaca Blumenschein.

>> LEIA TAMBÉM: Chocolate de Pomerode recebe medalha de ouro em concurso nos EUA

Além do realejo, o tour de fábrica da Nugali é um dos atrativos mais visitados de Pomerode.

Nele, o público descobre de forma interativa e lúdica como são produzidos os chocolates de alta qualidade da marca. O passeio inclui uma estufa com pés de cacau e baunilha, abelhas sem ferrão, experiências sensoriais e um panorama completo de como as amêndoas de cacau são transformadas nos famosos chocolates da Nugali. Claro, também há degustação à vontade, que faz sucesso entre os visitantes.

O realejo estará na fábrica da Nugali até o dia 20 de dezembro, com apresentações de segunda a sexta-feira em dois horários: às 10h e às 15h.

O tour funciona diariamente das 9h às 16h, e é recomendável realizar reservas antecipadas pelo site, especialmente em épocas de alta demanda, como as férias escolares.

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, a Nugali é reconhecida como a marca de chocolates mais premiada do Brasil e pioneira no conceito bean to bar, controlando todo o processo de produção, do plantio do cacau até o consumidor. Localizada na charmosa Rota do Enxaimel, a fábrica contribui para tornar Pomerode um destino ainda mais especial durante o Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo