Neste domingo (8), Santa Catarina começou o dia com uma pausa na chuva, devido ao deslocamento de uma frente fria para o Paraná.
A chuva mais forte foi restrita ao estado vizinho, mas o Litoral e áreas adjacentes, como o Vale do Itajaí e o Litoral Sul, continuam com chuvas fracas e persistentes.
Durante a tarde, a frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai começa a se aproximar novamente do estado, trazendo chuva de intensidade moderada a forte, principalmente no Extremo Oeste e no Litoral Norte.
O volume de precipitação pode ser significativo, com acumulados variando entre 50mm e 150mm em áreas específicas, como nas divisas com o Paraná.
A instabilidade deve permanecer até a noite de segunda-feira (9), quando a frente fria se afastará para o mar, deixando a chuva mais fraca.
Os riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos continuam altos, especialmente nas regiões com maior acumulado de chuva, como o Extremo Oeste, Litoral Norte e Planalto Norte.
Nas demais áreas do estado, como o Litoral Sul e o Planalto Sul, o risco é moderado, com volumes de chuva variando entre 30mm e 80mm, conforme a Defesa Civil.
Sugestão de pauta