Santa Catarina enfrenta condições climáticas severas nesta sexta-feira (6) devido à aproximação de uma frente fria.
Regiões como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul estão sob alerta para temporais acompanhados de raios, ventos fortes e possibilidade de granizo, principalmente entre o final da tarde e o início da noite.
O risco é moderado a alto para danos como destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e interrupções na rede elétrica.
As instabilidades persistem na madrugada e manhã de sábado (7), afetando todas as regiões do estado, com chuva intensa e abrangente, sobretudo no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
O foco de risco muda para alagamentos e enxurradas devido à persistência da precipitação.
No domingo (8) e na segunda-feira (9), o tempo segue instável, com chuvas contínuas, especialmente nas áreas próximas ao Paraná.
Volumes de chuva acumulados podem atingir entre 200mm e 300mm nas regiões mais afetadas, aumentando o risco de impactos hidrológicos e geológicos, como deslizamentos.
-
LEIA TAMBÉM: Alerta de temporais: frente fria pode trazer acumulados de até 200 mm em Santa Catarina
Já na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, os volumes acumulados serão menores, com riscos moderados para alagamentos e enxurradas.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção às áreas de risco e orienta a população a acompanhar atualizações sobre o clima nos próximos dias.
Sugestão de pauta