Governadores do Sul e Sudeste participam do evento entre os dias 21 e 2
Santa Catarina será palco da 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), evento que reunirá governadores e representantes dos sete estados das regiões Sul e Sudeste entre os dias 21 e 23 de novembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
O encontro tem como foco a busca por soluções conjuntas em áreas estratégicas, como segurança pública, saúde, economia e meio ambiente, beneficiando cerca de 114 milhões de brasileiros, que representam 56,5% da população nacional.
Os debates são organizados em Câmaras Temáticas, nas quais representantes estaduais discutem até dois temas por grupo, promovendo um diálogo produtivo e focado.
A metodologia do evento visa desenvolver planos de ação práticos e integrados para os desafios comuns.
O governador Jorginho Mello determinou empenho máximo das secretarias envolvidas na organização, incluindo as de Planejamento, Casa Militar e Gabinete do Governador.
Além do impacto político, o COSUD representa uma grande operação logística. A organização inclui a recepção das delegações, transporte, hospedagem, alimentação e segurança das autoridades.
Para o dia 21, estão programados o credenciamento e a cerimônia de abertura, seguida por uma coletiva de imprensa com os governadores.
Nos dias seguintes, as discussões ocorrem no Complexo Açores, com programação que inclui reuniões das Câmaras Temáticas, coletivas e um coquetel de confraternização.
O secretário de Planejamento, Edgard Usuy, explicou que a organização priorizou a estruturação de uma linha lógica para os debates, garantindo resultados concretos.
Leia também:
A tenente-coronel Carolina Maria, da Casa Militar, destacou os esforços para oferecer segurança e conforto aos participantes.
Já a secretária do Gabinete do Governador, Danieli Porporatti, reforçou o papel do evento em destacar a diversidade e inovação de Santa Catarina.
A programação do COSUD encerra no sábado, com uma cerimônia de encerramento e uma coletiva final.
Para o governo de Santa Catarina, sediar o evento é uma oportunidade de fortalecer parcerias regionais e mostrar sua capacidade de organização e liderança em busca de um Brasil mais integrado e desenvolvido.
Sugestão de pauta