Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que iniciaram o recebimento de seus benefícios em junho de 2024 terão direito ao 13º salário, mas de forma proporcional ao período em que foram segurados durante o ano
Essa medida visa garantir que esses beneficiários também recebam a gratificação anual, mas de acordo com o tempo de benefício.
O 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira entre abril e maio, e a segunda Maio e Junho. Para os segurados que passaram a receber o benefício em junho, o valor será pago em cota única entre Novembro e Dezembro, segundo o Jornal de Pomerode.
O valor do 13º será calculado de forma proporcional aos meses de benefício desde o início de seu pagamento.
Isso significa que, ao invés de receber o valor completo, eles receberão uma quantia menor, equivalente ao período de tempo que estiveram cadastrados no INSS durante o ano de 2024.
Por exemplo, se o segurado começou a receber o benefício em junho, ele terá direito a metade do valor do 13º, já que completará sete meses de pagamento até o final de dezembro. Esse cálculo será feito levando em conta o valor mensal do benefício que o segurado recebe.
O pagamento da segunda parcela do 13° salário para as demais pessoas que recebem o benefício e já receberam a primeira parcela no primeiro semestre, já aconteceu entre os meses de maio e junho.
Sugestão de pauta