Um vídeo envolvendo um jovem e um lagarto teiú em Guaramirim, Santa Catarina, viralizou nas redes sociais e trouxe à tona uma discussão sobre consciência ambiental.
Na última quinta-feira (24), por volta das 10h, Hector Augusto, de 19 anos, tentou afugentar o réptil jogando pedras para espantá-lo, enquanto era filmado por colegas de trabalho.
No entanto, quem acabou assustado foi ele mesmo. Hector, funcionário de uma distribuidora de aço, de acordo com o G1, explicou que sua intenção era ajudar uma colega que estava com medo do lagarto e que não pretendia machucar o animal.
No vídeo, é possível perceber que, ao ver o réptil levantar as patas dianteiras e correr em sua direção, Hector se desequilibrou e caiu, machucando o joelho e quebrando a tela do celular.
O biólogo Christian Rabock, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), ao G1, destacou que os lagartos teiú são comuns em áreas urbanas e, geralmente, não representam perigo para os humanos.
O especialista também orientou que, em casos semelhantes, é melhor não provocar o animal, pois ele só age em autodefesa quando se sente ameaçado.
Hector, refletindo sobre o ocorrido, reconheceu seu erro e ressaltou que não tinha a intenção de causar mal ao réptil, que apenas ajudar uma colega.
LAGARTO TEIÚ
De acordo com o Butantan, o Teiú (Salvator merianae), é um Lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto brasileiro, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros.
No entanto, se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total. Suas cores mesclam tons de preto, amarelo e branco, e suas laterais são preenchidas com bolinhas claras.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta