O estado de Santa Catarina ficou em primeiro lugar no ranking do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF), no qual realizou 152.494 cirurgia entre os meses de Fevereiro e Julho de 2024.
Esse fato demonstra que o estado continua como líder nacional na área da saúde, colocando em evidência as cirurgias eletivas. No ranking, São Paulo ficou em segundo lugar.
De acordo com a Agência de Notícias da Secom, SC chegou a marca de 610 mil cirurgias eletivas em Outubro, o fato que não ocorria desde o ano de 2023.
E comparando com 2022, foi um aumento de mais de 60% este ano, sendo 244.068 cirurgias eletivas com internação até o começo de Outubro, 137.783 cirurgias oftalmológicas até o mês de julho e 228.417 procedimentos emergenciais no mesmo mês.
Segundo o governador Jorginho Mello, esses resultados expressivo se devem pelas melhorias na infraestrutura hospitalar.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), conforme a Secom, ampliou os leitos de enfermaria e UTI, habilitou mais hospitais em cardiologia e ortopedia, além de implementar a Tabela Catarinense de procedimentos, onde o pagamento é superior à tabela do SUS.
A divulgação conta ainda, que estado também expandiu sua rede de hospitais públicos e privados, são 198 unidades atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sugestão de pauta