Neste domingo, um homem de 65 anos foi preso em flagrante no município de Joaçaba, após registrar uma foto da urna eletrônica durante a votação. O uso de aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação é vetado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por violar o sigilo do voto.
Segundo informado pelo G1 SC, a prisão foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade, Marcele Tiresdresch, e pela Polícia Militar. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina afirmou que o eleitor foi autuado por descumprir as normas de sigilo eleitoral.
O fato ocorreu por volta das 08h30, na seção 166 localizada no Sine de Joaçaba. De acordo com o tenente Edilson Tarniovicz, o homem possuía duas imagens da urna em seu celular, sendo imediatamente encaminhado para a delegacia local.
O TSE reforça que é proibido portar aparelhos como celulares ou câmeras dentro da cabine de votação, visando proteger a privacidade do eleitor. Esses dispositivos devem ser deixados em locais específicos indicados pelos mesários.
• LEIA TAMBÉM: Ex-deputado de SC é preso por condenação de estupro de vulnerável após mais de um ano foragido
Em todo o Brasil, a votação começou às 8h. No estado de Santa Catarina, mais de 5,6 milhões de eleitores estão habilitados a escolher prefeitos e vereadores em 295 municípios.
Cidades como Florianópolis, Joinville e Blumenau poderão ter segundo turno se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos.