É proibido portar aparelhos como celulares ou câmeras dentro da cabine de votação.
Neste domingo, um homem de 65 anos foi preso em flagrante no município de Joaçaba, após registrar uma foto da urna eletrônica durante a votação. O uso de aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação é vetado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por violar o sigilo do voto.
Segundo informado pelo G1 SC, a prisão foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade, Marcele Tiresdresch, e pela Polícia Militar. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina afirmou que o eleitor foi autuado por descumprir as normas de sigilo eleitoral.
O fato ocorreu por volta das 08h30, na seção 166 localizada no Sine de Joaçaba. De acordo com o tenente Edilson Tarniovicz, o homem possuía duas imagens da urna em seu celular, sendo imediatamente encaminhado para a delegacia local.
O TSE reforça que é proibido portar aparelhos como celulares ou câmeras dentro da cabine de votação, visando proteger a privacidade do eleitor. Esses dispositivos devem ser deixados em locais específicos indicados pelos mesários.
• LEIA TAMBÉM: Ex-deputado de SC é preso por condenação de estupro de vulnerável após mais de um ano foragido
Em todo o Brasil, a votação começou às 8h. No estado de Santa Catarina, mais de 5,6 milhões de eleitores estão habilitados a escolher prefeitos e vereadores em 295 municípios.
Cidades como Florianópolis, Joinville e Blumenau poderão ter segundo turno se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos.
Sugestão de pauta