TIMBÓ – Entre os dias 8 e 11 de agosto, o Rio Centro, no Rio de Janeiro, recebeu a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo, evento que reafirma sua relevância como uma das principais vitrines do setor no Brasil.
Com uma programação intensa e variada, o Salão atraiu milhares de profissionais e entusiastas do turismo, interessados em conhecer novas tendências, fomentar parcerias e discutir os caminhos para o futuro do setor no país.
No pavilhão dedicado ao estado de Santa Catarina, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) levou o melhor do Vale Europeu Catarinense, destacando a diversidade cultural, gastronômica e artesanal da região. Entre os destaques, o tradicional Pelznickel de Guabiruba chamou a atenção dos visitantes com sua presença marcante e atraiu olhares curiosos para essa rica manifestação cultural de origem germânica.
Segundo a gestora de Turismo e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, o evento foi uma excelente oportunidade para mostrar a autenticidade do Vale Europeu.
“Conseguimos apresentar ao público um pouco da nossa identidade cultural por meio do artesanato, da nossa gastronomia herdada dos colonizadores, e das degustações de vinho, cerveja artesanal e cachaças de Luiz Alves, todas coordenadas pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Priscilla Erbs de Freitas”, destacou Arlete.
O Salão também foi palco para um intenso networking entre gestores públicos, empresários e representantes do Ministério do Turismo, além da colaboração fundamental das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) de Santa Catarina, que garantiram a ampla representação dos destinos turísticos catarinenses no evento.
Arlete ainda ressaltou a importância do trabalho conjunto para o sucesso da participação do Vale Europeu.
“Agradeço a secretária de Turismo de Rio dos Cedros, Giovana Lenzi, pelo suporte na organização dos materiais; ao Sebrae; ao diretor artístico de Indaial, Marcos Alexandre de Liz, que coordenou a apresentação do artesanato regional com o apoio das artesãs Andréa, Priscila e Cássia; ao diretor de Cultura de Pomerode, André Siewert, que junto com as realezas divulgou a Festa Pomerana; e à secretária de Turismo de Guabiruba, Letícia Morgana Fischer, que trouxe o Pelznickel, grande atração do evento, em parceria com sua equipe”, finalizou.
>>LEIA TAMBÉM: Queijos de Timbó são premiados em evento nacional
Além das tradições regionais, o Salão Nacional do Turismo trouxe inovações tecnológicas para o setor, como o lançamento do Formulário Digital para Hóspedes, uma ferramenta que promete agilizar o check-in e melhorar a experiência dos visitantes. A sustentabilidade foi outro tema central, com debates sobre práticas que aliam o crescimento do turismo com a preservação ambiental.
O evento encerrou com uma visão promissora para o futuro do turismo no Brasil, destacando o uso da tecnologia a sustentabilidade e a valorização das culturas locais como pilares para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.
Sugestão de pauta