Além disso, a formação de chuvas congeladas é uma possibilidade em algumas localidades.
Uma nova frente fria começará a afetar Santa Catarina na noite desta quarta-feira (7), trazendo consigo uma massa de ar polar e umidade proveniente do oceano.
Com essa mudança, as temperaturas do estado devem despencar, criando condições para a ocorrência de chuvas congeladas e até neve em determinadas regiões.
O meteorologista Piter Scheuer alerta que a combinação de ar frio e umidade pode resultar em geadas e nevadas, especialmente na Serra, a partir de sexta-feira (8).
Ele considera essa uma das previsões mais robustas em tempos recentes, com alta probabilidade de que o fenômeno se concretize.
Nos dias 9 a 11 de agosto, a massa de ar frio tende a se concentrar em áreas específicas, levando os termômetros a registrar temperaturas abaixo de 0º C. Isso favorecerá a formação de geadas, principalmente nas regiões do Oeste, da Serra e do Planalto Norte.
Além disso, a formação de chuvas congeladas é uma possibilidade em algumas localidades, um fenômeno que ocorre quando a neve se forma nas nuvens, passa por uma camada de ar mais quente e, ao atingir o solo, se transforma em pequenas pedras de gelo.
• LEIA TAMBÉM: Frente fria traz risco de temporais e granizo em Santa Catarina
Por outro lado, é possível que a neve caia diretamente, criando flocos de gelo na superfície sem passar por aquecimento, especialmente em cidades localizadas em altitudes elevadas na Serra, que estão próximas dos mil metros.
As áreas que têm maior chance de registrar uma quantidade significativa de neve incluem:
– São Joaquim
– Urupema
– Bom Jardim da Serra
– Urubici
Sugestão de pauta