O homem não revelou a identidade do vendedor.
Uma abordagem policial no Centro da cidade resultou na apreensão de aves silvestres e drogas na tarde da última quinta-feira (1°). A guarnição realizava rondas na Rua Leoberto Leal por volta das 15h45min quando parou um veículo suspeito.
Durante a inspeção, os policiais encontraram quatro gaiolas contendo sete aves silvestres. Entre os animais, estavam dois canários da terra (anilhados), um trinca ferro e quatro coleirinhas (sem anilhas).
O condutor do veículo, um homem de 32 anos, admitiu ter adquirido os pássaros em Rio dos Cedros, mas não revelou a identidade do vendedor e não apresentou as licenças necessárias para a posse dos animais.
Além das aves, a guarnição encontrou aproximadamente 1.9 gramas de substância semelhante a maconha no interior do veículo. A passageira, uma mulher de 24 anos, declarou que a droga era para seu consumo pessoal.
Diante dos fatos, a polícia lavrou um termo circunstanciado com base no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III da Lei 9.605/1998, responsabilizando o homem pela posse ilegal de espécies da fauna silvestre brasileira sem autorização.
• LEIA TAMBÉM: Deu ruim de novo: dupla é pega pela 4° vez tentando transportar aves silvestres ilegalmente em Blumenau
A substância entorpecente foi apreendida administrativamente, e as aves, junto com as gaiolas, foram encaminhadas para procedimentos de soltura em local apropriado.
O veículo foi removido ao pátio conveniado devido a infrações de trânsito constatadas durante a abordagem.
Sugestão de pauta