A competição foi marcada por uma disputa acirrada entre Andrade e Biles, que se estendeu até o último aparelho, o solo.
Nesta quinta-feira (1), Rebeca Andrade alcançou a quarta medalha de sua carreira olímpica, ao garantir a prata na final do individual geral feminino da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vitória foi para Simone Biles, dos Estados Unidos, uma das maiores estrelas da ginástica mundial.
A competição foi marcada por uma disputa acirrada entre Andrade e Biles, que se estendeu até o último aparelho, o solo.
Andrade chegou a liderar a prova na Arena Bercy, mas acabou sendo superada nas duas últimas apresentações: a trave e o solo.
Simone Biles terminou com uma pontuação total de 59.131, enquanto Rebeca Andrade obteve 57.932. O terceiro lugar também foi conquistado pelos Estados Unidos, com Suni Lee somando 56.465 pontos. Outra representante brasileira, Flávia Saraiva, terminou na 9ª posição.
Disputa entre Rebeca Andrade e Simone Biles
Na final, Andrade e Biles estavam no mesmo grupo de execução. Na primeira rotação, Rebeca foi a penúltima a competir, com Simone fechando a série.
No salto, especialidade de ambas, Biles se destacou com uma nota de 15.766, superior à de Rebeca, que recebeu 15.100.
• LEIA TAMBÉM: Rodeio recebe Selo de Prata como referência em atendimento na Sala do Empreendedor
A situação mudou nas barras assimétricas, onde Biles errou e recebeu 13.733, enquanto Andrade conquistou 14.666, superando sua nota da fase de classificação e assumindo a liderança com uma vantagem de 0.266 pontos.
A trave trouxe uma reviravolta, com Biles recuperando-se e marcando 14.566, enquanto Andrade obteve 14.133, ficando a apenas 0.166 ponto da americana.
No solo, o último aparelho, Andrade competiu antes de Biles e recebeu 14.033, devido a um pequeno erro. A medalha de prata já estava assegurada, confirmada pela nota 15.066 de Biles.
Sugestão de pauta