A Corsan havia anunciado isenções para moradores afetados pelas enchentes.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os moradores de Canoas foram surpreendidos ao receberem contas de água com valores exorbitantes, que chegam a passar de R$ 1 mil.
A situação se agrava ainda mais para famílias que retornaram às suas casas apenas em julho, depois de passarem dois meses fora devido a uma enchente que devastou cerca de 80% da cidade.
Segundo divulgado pelo G1, Arildo Gavinski, que reside no bairro Harmonia com sua esposa Luciana, expressou sua indignação ao receber uma cobrança de R$ 1.023.
“É injusto. A gente voltou para casa tem 10 dias, a casa tá sem forro, eu trabalho por conta e, nesse período, fiquei sem trabalhar. Estou tentando arrumar, recuperar a casa, para gente voltar a ter as coisas que a gente tinha antes, mas, logo que a gente chega, vem a Corsan com uma cobrança dessas daí”, desabafa Arildo.
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) havia anunciado isenções para moradores afetados pelas enchentes: seis meses de isenção para aqueles inscritos na tarifa social e dois meses para os demais, com cobrança retomada em julho.
Além disso, quem ficou sem abastecimento em maio teria essa fatura isenta. No entanto, muitos moradores, como Arildo e Luciana, que costumavam pagar entre R$ 200 e R$ 250 por mês, estão questionando como a conta pode ter chegado a um valor tão alto se estão em casa há tão pouco tempo.
Everton Baldino, outro morador do bairro Harmonia, também enfrentou uma situação semelhante. Ele, que voltou para casa há uma semana, recebeu uma conta de R$ 500 para vencer em agosto.
“Eu voltei para casa não tem uma semana. O que usei de água foi para limpar a casa. Me disseram [na Corsan] que fizeram uma média e que perdoaram parte do valor, que era mais ser mais de R$ 1 mil. Não faz sentido sermos cobrados nessa situação. Eu estou desempregado”, relata Everton, lembrando que a última conta paga antes de abril foi de R$ 152.
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A Corsan, em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado, anunciou um programa para isentar do pagamento da fatura ou da taxa de serviço os imóveis afetados pelas cheias.
“Os consumidores que tiverem problemas em suas contas devem procurar a empresa através de seus canais de relacionamento para solicitar a revisão da fatura. Estamos reforçando as equipes de atendimento e avaliando caso a caso para corrigir eventuais divergências”, afirma a empresa.
Moradores afetados estão sendo incentivados a buscar seus direitos e solicitar a revisão das cobranças para evitar mais dificuldades em um momento já tão complicado.
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