O programa CNH Emprego na Pista foi lançado pelo Governo do Estado em parceria com o DETRAN/SC e o SEST SENAT.
A partir do dia 15 de julho, os moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de se inscrever para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.
O programa CNH Emprego na Pista, lançado pelo Governo do Estado em parceria com o DETRAN/SC e o SEST SENAT, visa promover a inclusão social e facilitar o acesso ao mercado de trabalho no setor de transporte terrestre.
Sobre o programa
Destinado a quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), o programa permite que os candidatos obtenham ou mudem de categoria da CNH, incluindo as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta).
As inscrições podem ser realizadas no site Emprego na Pista, do Detran de Santa Catarina, onde também é possível verificar a elegibilidade.
Funcionamento
O Estado de Santa Catarina vai financiar os custos relacionados à primeira habilitação, mudança de categoria ou inclusão da marca EAR (Exercício de Atividade Remunerada).
O SEST SENAT, com vasta experiência na execução de programas similares, apoiará o DETRAN/SC na operacionalização do projeto.
Além de conferir a documentação dos candidatos, o SEST SENAT recrutará a Secretaria de Assistência Social para consultas ao banco de dados do CadÚnico, se necessário.
Processo de inscrição e formação
Uma vez confirmada a documentação, os candidatos serão encaminhados para os Centros de Formação de Condutores (CFC) para iniciar as aulas teóricas.
Após a aprovação no exame teórico, os participantes deverão completar dois cursos de quatro horas cada, ministrados pelo SEST SENAT.
Os cursos, que são profissionalizantes, cobrem temas como comunicação verbal e não verbal, noções de empregabilidade, gestão de pessoas, percepção de riscos, qualidade de vida no trabalho, atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal, ética no trabalho e gestão do tempo.
• LEIA TAMBÉM: Alesc aprova projeto de lei para emissão gratuita de CNH; proposta segue para sanção do governador
Com a conclusão desses cursos, os alunos estarão aptos a iniciar as aulas práticas. Após a aprovação no exame prático de direção, os participantes receberão a CNH com a marca EAR e dois certificados de cursos profissionalizantes, prontos para ingressar no mercado de trabalho.
Requisitos para participar
Para se inscrever no programa, é necessário:
– Saber ler e escrever;
– Ser maior de 18 anos;
– Possuir CPF;
– Residir em Santa Catarina há mais de dois anos;
– Ser penalmente imputável;
– Ter cadastro ativo no CadÚnico;
– Não ter sido condenado por crime de trânsito;
– Não possuir bloqueio judicial ou administrativo que impeça a obtenção da CNH.
Sugestão de pauta