As enchentes anteriores ocorreram em maio deste ano.
Nesta segunda-feira (8), Rio do Sul, localizado no Vale do Itajaí, Santa Catarina, enfrenta a terceira enchente do ano. O nível do Rio Itajaí-açu atingiu 7,36 metros, levando a Defesa Civil do município a abrir quatro abrigos para moradores afetados.
As chuvas intensas do final de semana resultaram no fechamento completo das comportas da barragem de Taió. Em Ituporanga, onde a estrutura passa por manutenção, quatro comportas permanecem abertas.
Até as 7h, a prefeitura de Rio do Sul ainda não havia contabilizado o número de pessoas atendidas. A ponte da rua Wenceslau Borini, conhecida como “Ponte da Ximbica”, foi bloqueada devido ao acúmulo de água. A Guarda Municipal continua monitorando outras áreas críticas.
A cidade entra em situação de enchente quando o nível do rio atinge 7 metros. As enchentes anteriores ocorreram em maio deste ano.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, uma frente fria está se afastando do estado, mas a umidade vinda do oceano ainda mantém o tempo nublado, com possibilidade de chuvas fracas especialmente no Norte, Vale do Itajaí, e áreas costeiras entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
• LEIA TAMBÉM: Sobe para 179 o número de pessoas mortas no RS vítimas das enchentes
Abrigos abertos para receber moradores e móveis:
– Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
– Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
– Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
– Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança
Sugestão de pauta