Moradora de Indaial, Valentina Lopes acaba de chegar de São Paulo com mais uma medalha do peito. Aos 9 anos, ela é tricampeã brasileira de jiu-jitsu. A final foi disputada com uma estadunidense. “Foi guerra, foi pressão”, disse Valentina. O campeonato teve mais de 3,5 mil crianças inscritas.
O Misturebas News recebeu a lutadora acompanhada da mãe Ana Paula Lopes e do irmão de Ana Paula, Vitor Paulo Lopes, de 11 anos, que também compete no esporte e voltou do brasileiro com o 3º lugar.
“Temos na família pelo menos 10 lutadores. As crianças são as que mais se destacam e estão participando de diversas competições”, diz Ana Paula.
Valentina luta há três anos. “Primeiro eu fazia balé, mas como minha família toda luta resolvi lutar também, quis aprender um esporte de defesa”, conta a menina que já coleciona quase 50 medalhas. Já Vitor praticamente cresceu no tatame.
>> LEIA TAMBÉM: 5ª Meia Maratona de Timbó teve mais de mil atletas, suor e choro de emoção
Além da escola, Valentina e Vitor treinam duas vezes por dia na academia do avô em Indaial. A rotina também inclui cuidados com a alimentação. “Perto de competições a gente prefere ficar longe de festas porque não dá para comer docinhos e salgadinhos e ficar acima do peso”, conta Valentina.
Patrocínio
As crianças estão em busca de patrocínio para continuar competindo. “Meu sonho é ser a maior campeã no esporte”, diz Valentina. “Quero ganhar todas as competições e ser uma referência para outros atletas”, afirma Vitor.
Segundo Ana Paula, o maior sonho é levar as crianças para disputar fora do Brasil. “Ano que vem tem o campeonato europeu, as crianças estão treinando muito para poder participar, mas, precisamos de um patrocínio. Por enquanto, a gente paga tudo do bolso”, diz.
Quem tiver interesse em patrocinar as crianças pode entrar em contato com a Ana Paula no telefone (47)99718-0405.
Assista ao vídeo gravado com as crianças:
Sugestão de pauta