Santa Catarina se prepara para enfrentar mudanças nas condições climáticas entre a noite de domingo (23) e ao longo de segunda-feira (24), devido à aproximação e passagem de uma frente fria combinada com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica.
Essas condições atmosféricas criam um cenário propício para o desenvolvimento de temporais, que podem incluir chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo.
O alerta da Defesa Civil de Santa Catarina é particularmente grave para as áreas sinalizadas em laranja no mapa meteorológico, onde o risco de alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores é alto.
>>LEIA TAMBÉM: Porto Alegre e outras 6 cidades brasileiras correm o risco de desaparecer engolidas pelo mar
Nestas regiões, os volumes de chuva previstos variam entre 50 e 80 mm, com possibilidade de acumulados superiores a 100 mm. As áreas em amarelo também devem estar em alerta, embora o risco seja moderado.
Na terça-feira (25), as instabilidades continuam a afetar o estado, podendo resultar em volumes de chuva ainda mais elevados. É fundamental que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos temporais.
Sugestão de pauta