Ele conquistou o coração de milhões de crianças brasileiras no início dos anos 1980.
Wanderley Tribeck, conhecido por ter sido o primeiro a interpretar o palhaço Bozo no Brasil, faleceu na noite da última terça-feira (18) aos 73 anos. O artista foi levado às pressas ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, localizado em Balneário Camboriú (BC), no litoral catarinense, após passar mal durante a tarde.
Mesmo recebendo atendimento imediato para tratar uma suspeita de infarto, Tribeck não resistiu e faleceu por volta das 23h. Seu filho, Wanderley Tribeck Júnior, expressou a dor da perda nas redes sociais:
“Hoje é o dia mais triste da minha vida, perdi meu pai, meu melhor amigo, minha referência. Pai, obrigado por tudo. Ainda não acredito que você se foi. Falei com o senhor ontem à noite, vai ser duro não poder te ligar mais. A dor é gigante. Meu Deus, olhe por mim, pois preciso de força para criar minhas duas filhas. Adeus papai, te amarei para sempre de todo meu coração”, escreveu ele.
O SBT, emissora onde Tribeck deu vida ao icônico personagem, também prestou suas homenagens.
“Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirismo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos. Estamos certos de que ninguém jamais se esquecerá do primeiro intérprete do tão amado palhaço Bozo”, declarou a emissora em nota oficial.
• LEIA TAMBÉM: Em BC, Polícia Militar utiliza drone para autuar embarcação após denúncias de som alto
Carreira de sucesso
Wanderley Tribeck conquistou o coração de milhões de crianças brasileiras no início dos anos 1980 ao se tornar o primeiro palhaço Bozo do país.
Escolhido pessoalmente por Larry Harmon, criador da franquia Bozo, com a colaboração de Silvio Santos, Tribeck estreou seu programa infantil em setembro de 1980 na TVS, a então emissora de Silvio Santos.
O programa, que rapidamente se tornou um sucesso, marcou uma geração inteira e foi seguido por outras versões em diversas capitais brasileiras.
Apesar do sucesso, Tribeck deixou a emissora em 1982 após discordar da presença de outros atores interpretando Bozo em diferentes regiões do país.
Depois de sair do SBT, Wanderley Tribeck continuou a carreira na televisão, apresentando programas infantis na Record e na Gazeta. Em “A Turma da Pipoca” (1983), ele deu vida ao personagem Wandeko Pipoka, conquistando mais uma legião de pequenos fãs.
Nova jornada
Nos anos seguintes, Tribeck trocou os palcos e estúdios pelo púlpito. Ele se tornou pastor evangélico na Assembleia de Deus de Criciúma, em Santa Catarina. Sua última postagem nas redes sociais recebeu uma enxurrada de mensagens de apoio e carinho de seus fiéis e seguidores.
Wanderley Tribeck deixa um legado inesquecível na história da televisão brasileira e no coração de todos que foram tocados por seu trabalho. Seu pioneirismo e dedicação ao entretenimento infantil serão eternamente lembrados.
Sugestão de pauta