O artista congolês MC Baba entrou para a história como o primeiro rapper surdo-não oralizado. A expressão significa que MC Baba não ouve nem produz palavras identificáveis, apenas emite sons (e por isso não é considerado mudo).
Através da batida da música, esses sons foram utilizados para criar junto com outro rapper (Paterne Maestro) a música “OKO LELA EPA YA NANI”, que se tornou viral.
Você pode ver o clipe clicando aqui.
MC Baba nasceu no Congo e começou a carreira em 2021. Chamado de “rapper silencioso”, ele bombou na internet em vários países. Confira o Instagram e o Facebook do artista.
Música para surdos
Embora pareça improvável, a atividade musical para pessoas surdas é possível. Mesmo sem a compreensão plena dos sons, o surdo é capaz de sentir uma vibração, e com isso, conseguir expressar-se musicalmente.
>>LEIA MAIS: Falta elevador e sobra degrau: Câmara de Indaial descumpre Lei da Acessibilidade
Para ampliar nosso entendimento e evitar a exclusão de pessoas surdas, é preciso entender a música sendo mais do que a organização do som.
A música tem efeito expressivo e terapêutico e seu objetivo é a comunicação e a expressão social, artística, política e emocional das diferentes culturas.
Congo
O fato de MC Baba ter sido ouvido no mundo todo, mesmo sem palavras, é bastante significativo. Faz voltar os olhos para seu país de origem, a República Democrática do Congo, segunda maior nação da África que tem a história marcada por miséria, doenças, massacres e tensões políticas.
Boa parte dos minérios que abastecem indústrias em diversos países que fabricam celulares e tablets sai de rios, jazidas e florestas tropicais congolesas.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta