Outros tipos de lixo também foram retirados.
A obra de dragagem mecânica para desassoreamento do rio Itajaí-Açu, que visa melhorar as condições das margens, está avançando rapidamente.
Desde o início dos trabalhos, a equipe responsável já encontrou uma vasta quantidade de materiais acumulados ao longo dos anos no leito do rio.
Além da areia sedimentada, foram retirados diversos pneus e uma grande variedade de lixo, incluindo aparelhos eletrônicos como geladeira e televisão.
Todo o material retirado do leito do rio precisa ser transportado para uma balsa de espera ou para um porto improvisado nas margens do rio.
Esta fase do projeto abrange um trecho de 8,2 km, onde será realizado o desassoreamento, o melhoramento das margens com retaludamento e a recomposição da mata ciliar.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, destaca a importância dessa etapa para a recuperação ambiental da região.
• LEIA TAMBÉM: Corpo é encontrado flutuando no rio Itajaí-Açu em Itajaí
Devido à variação de profundidade do leito do rio e à diversidade de materiais submersos, os trabalhos estão sendo executados com o uso de uma escavadeira elétrica e balsas.
A descoberta de itens como geladeiras e televisores evidencia a necessidade urgente de conscientização ambiental entre a população e uma gestão mais eficaz de resíduos.
Sugestão de pauta