O vice-campeão do Big Brother Brasil (BBB) 24 Matteus Amaral se autodeclarou preto para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) pelo sistema de cotas. A informação foi confirmada pela universidade.
O instituto alegou que na época em que Matteus ingressou, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato.
A justificativa da universidade é a de que não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato.
A descoberta foi feita por um ativista que trabalha em uma instituição internacional de Direitos Humanos. Antonio Isuperio denunciou o ex-BBB ao Ministério Público e pediu que ele fosse preso por crime de falsidade ideológica. A denúncia também solicita que a universidade seja investigada.
O Decreto-Lei nº 2.848 prevê pena de um a cinco anos além de multa se o documento em que ocorreu a fraude é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
>>LEIA TAMBÉM: Cantor Nahim é velado com caixão no chão para cães se despedirem
Durante o BBB, Matteus contou aos colegas que abandonou os estudos para cuidar da avó, que estava doente na época. Ele trancou a matrícula no 5º semestre. O curso deixou de ser ofertado pelo IFFar em 2021. No ano seguinte, Matteus ingressou em outra universidade, a Unipampa, em processo seletivo no qual participou via ampla concorrência, ou seja, sem acesso por reserva de vagas.
Agora, cabe ao Ministério Público assumir ou não a investigação. O ex-BBB se pronunciou através das redes sociais afirmando que a inscrição na universidade foi feita por outra pessoa que teria cometido um erro.
Quem é Matteus
Natural de Alegrete, cidade de 72 mil habitantes na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Matteus ficou conhecido no programa pela ligação com as tradições do estado, como a relação com o campo, músicas e costumes gaúchos.
Ele ficou em 2º lugar no BBB 24, conquistando prêmio de R$ 150 mil.
Sugestão de pauta